quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Palestra "O falar Candango" - Convite

O Magnífico Reitor, Prof. José Geraldo de Sousa Junior, tem o prazer de convidar a comunidade da UnB: professores, técnicos-administrativos e estudantes para a Palestra "O falar Candango" que será ministrada pela Profª Stella Maris Bortoni no próximo dia 18 de setembro (sexta-feira) às 15 horas no Auditório da Reitoria. O evento insere-se no âmbito das ações da Comissão "UnB 50 anos de Brasília", criada em 30 de abril de 2009 com a finalidade de organizar uma programação de eventos que coloquem nossa Instituição na pauta das solenidades e festividades que comemorarão o jubileu da capital do país.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O clube do filme.


Ontem pela manhã terminei de ler O clube do filme. A leitura foi motivada pela indicação da minha chefe, já faz um tempo que ela contou-me o resumo do livro e despertou-me uma imensa curiosidade. Contudo, a falta de tempo, aliada a leituras teóricas obrigatórias, fez com que eu me distanciasse um pouco da leitura descompromissada. Assim, só esta semana comecei a lê-lo. Foi um leitura fluida, interessante e rápida. Puro entretenimento!! Confesso que a minha leitura foi motivada pelo letramento cinematográfico, fiquei bastante curiosa em ler o que se poderia aprender a partir de filmes de arte (Cult), comercias, blockbusters e trash (Show Girls), sobretudo, um adolescente em crise. Gostei do que li, de fato não era a imagem que eu projetara antes do início da leitura, mas cumpriu o seu papel de leitura pelo prazer de ler. Gostei muito das imagens criadas pelo autor em relação aos filmes que são apresentados ao filho, uma boa parte daquela filmografia faz parte da minha vida, então foi muito interessante e envolvente ler sobre clássicos do cinema numa perspectiva tão didática e passional.
Vale a pena ler, você não vai aprender nada ( talvez desperte o seu interesse por cinema), é uma leitura inútil, no sentido literal da palavra, mas devo dizer-lhes que a vida é repleta de coisas inúteis que nos motivam diariamente a seguir em frente. Então... Carpe diem e boa leitura!!


SINOPSE
Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro contado e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. O autor, diante da falência, da desorientação e da infelicidade do filho-problema, faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos por ele, o pai.
A aposta diferente resultou no Clube do Filme. Semana a semana, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema: de A Doce Vida (o clássico de Federico Fellini) a Instinto Selvagem (o thriller sensual estrelado por Sharon Stone); de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa da Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick); de O Poderoso Chefão (um dos integrantes das listas de "melhores filmes de todos os tempos") a Amores Expressos (cult romântico e contemporâneo do coreano Wong KarWay).
David Gilmour, crítico de cinema e escritor premiado, oferece uma percepção singular sobre filmes, roteiros, diretores e atores inesquecíveis ao relatar essa vivência com olho clínico e muita sinceridade. E emociona ao mostrar aos leitores a descoberta da vida adulta pelos olhos de um jovem e os dilemas da adolescência administrados por um pai muito presente.

Está chovendo!!!


Feriado, chuva, frio...preguiça. Este 07 de setembro está uma delícia!!