quinta-feira, 31 de julho de 2008
Encontro 31/07
sexta-feira, 25 de julho de 2008
ENSINANÇAS E ENSINAMENTOS
aqui vai mais uma valiosa contribuição da colega Socorro, CEF 01 da DRE/NB.
ENSINANÇAS E ENSINAMENTOS
"O que caracteriza qualquer discurso são os seus múltiplos sentidos ou sua incompletude..."
Outra escola da DRE do NB está de parabéns. É importante dirigir felicitações para uma escola que está no compasso da nossa. Sim, a nossa é o Sapão. Comprovado, o Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante.
Posso dizer através da crônica? Ora, é um discurso outro e realiza a sua função social.
Assim, apresento essa manifestação de prazer. E é justo que eu faça, não só para manifestar a minha ideologia, mas também para esse fim, social? Histórico-social!
Reciprocamente tomemos os mesmos sucessos. Em tudo estamos na mesma campanha. Por assim dizer, no mesmo viés: O PROJETO PEDAGÓGICO!
Professores e professoras precisam desse beijo da paz, dessa música para acompanhar o cotidiano das salas de aula. Viver dentro e, na escola, ultrapassa metáforas. Deslizamos na realidade e as experiências são muitas, e preciosas e filosóficas e apaixonantes e etc. Na verdade, a função da metáfora é a de trazer para a linguagem esses aspectos. Acontecimentos significam sala de aula, tudo está ali, é o esboço.
Pois é, a DRE que nos narre para outras instituições com o mesmo fim: entrecruzar projetos pedagógicos. O nosso plano está inaugurando mais um novo jogo.
Como professora, ensinei-me essa prosa e, quando abri meu E-mail, não fiquei surpresa. Sei como são essas escolas de sucesso. Acompanho esse poema sem pressa. E compartilho essa comunicação com muita compreensão e prazer.
A escola onde estudei o Ensino Fundamental também era de qualidade. Minha formação do Ensino Médio inclusive, ou seja, ficou comprovado através de situações que tenho participado nesse caminhar de ensinanças e ensinamentos.
Passada a surpresa desses escritos, apenas vamos refletir e continuar a fazer o melhor. É uma proposta que expõe a importância indiscutível da profissão de professor que está muito além das dificuldades encontradas no dia-a-dia; umas pedras no meio do caminho estão em toda parte, e essa realidade é a vida.
As nuanças do dizer estão nas pessoas que fazem da escola o seu fazer, o ser, e o ensinar aprender, apreender; o enunciado de cada aula compreende o bem-estar do grupo, formado por professor ou professora e estudantes numa formação coordenada pela querença de todas e todos. A direção do CEF 01, Sapão, empoema e empluma esta crônica. São os váreios do dizer que permitem esta linguagem.
Eis aqui uma unidade de encontro: CEF Agrourbano e CEF 01 NB, Sapão.
(
socorro.juliao@ig.com.br)
quinta-feira, 17 de julho de 2008
05.07 Laboratório de LAP
terça-feira, 1 de julho de 2008
II Fórum Heranças de Leitura
SEMANA DE 23 a 27 de JUNHO
- Coletiva no NMP
- Encontro na EAPE;
- Encontro com os cursistas;
- Formação na UnB.
Encontrar os colegas na EAPE é sempre muito bom, as meninas superpoderosas( apelidamos carinhosamente a Susley, Eliane e Lúcia assim, pois uma é loirinha, a outra tem cabelos vermelhos e ainda tem a de cabelos curtinho e preto) sempre nos oferece uma formação completa humanística e prática em total consonância com a teoria oferecida pela UnB. No dia 25, em especial, preparam-nos um café da manhã que se tornou um brunch devido a programação extensa da manhã. Trabalhamos com palavras soltas e aos poucos descobrimos que as palavras faziam parte do contexto escolar, foi muito interessante apresentar ao grupo o significado pessoal da palavra recebida e mais interessante ainda foi trabalhar as várias significações de um mesmo vocábulo a partir do universo de experência do seu autor. Além desse trabalho com a palavra, revelamos o nosso olhar em relação ao colega, por meio de uma dinâmica foi possível pedir emprestado ou emprestar/dar de presente e comprar algo do nosso colega o que foi muito revelador para todo o grupo. Eu considero extremamente positivo esses encontros na EAPE, no ínicio cheguei a pensar que seriam uma perda de tempo, mas com o passar das semanas eles foram extremamente importantes para oferecermos um trabalho de qualidade aos nossos cursistas, pois nesse espaço questionamos, trocamos idéias e experiências, aprendemos mais, nos fortalecemos, criamos laços de amizade. Lá eu me encontro e tenho a sensação de pertencimento e isso é muito bom, fico muito feliz por estar nesse grupo, sim, somos um grupo a cada dia mais unidos e mais competentes.
O encontro com os cursistas tem sido uma emoção a parte, nesse último encontro pude verbalizar o prazer que sinto em ser tutora desse grupo, eu me esforço muito, pois estamos em formação concomitante e quase não dispomos de tempo extra para as várias leituras complementares, felizmente tenho recebido total apoio da minha chefe para realizar minhas leituras e preparar os encontros. De fato os astros estão convergindo para um ambiente propício à aprendizagem. Como disse anteriormente fico muito emocionada com o grupo de cursistas, pois há um interesse e preocupação em relação as teorias lingüísticas e o melhor é que os assuntos abordados nos fascículos não é novidade para a grande maioria, o que facilita e amplia a discussão e, que por vezes, me dá um frio na barriga. O curso é um intensivão para mim, tenho aprendido tanto que vocês não fazem idéia, muito obrigada ao grupo que permaneceu apesar de todas a dificuldades, espero de fato contribuir um pouquinho que seja para a prática de vocês, se eu conseguir difundir a prática sociocognitivo-interacional no cotidiano escolar de vocês, já terei ganho o ano. Falando em ganhar...quinta-feira ganhamos um belíssimo presente da nossa colega Celestina, um livro com os seus poemas, foi um gesto tão elegante, tão bonito, eu adoro ganhar livros de presente e esse foi tão surpreendente quanto o primeiro que ganhei em maio. Tão bom quanto o primeiro presente foi o segundo, a leitura de um poema especialmente escolhido pela autora. O conteúdo programado foi coadjuvante diante de falas e presentes tão significativos, foi especialmente gratificante a fala da Sandra que chegara ao encontro se despedindo e ao término ouví-la dizendo que estava saindo outra pessoa. Obrigada a todos pelo apoio e compreensão vocês estão resignificando a profissão docente.
Para finalizar tivemos a formação na UnB com os professores Rita e Dioney, pela manhã socializamos como está sendo o curso e a tarde conteúdo e uma polêmica avaliação do semestre.