O mote da semana foi a leitura, o que a fez bastante produtiva. Lí três livros fantásticos e, obrigatórios para os professores de língua portuguesa, são eles: Como um Romance, Daniel Pennac/ Ler, pensar e escrever, Gabriel Perissé e o Texto e a construção do sentido, Ingedore Koch, (depois falamos mais sobre eles). Participei de alguns eventos como o I Fórum BIA e Língua Portuguesa, que promoveu um grande encontro com os escritores Jonas Ribeiro e André Neves e todos os tutores e cursistas dos módulos I e II do curso Alfabetização & linguagem, do Seminário Nacional Retratos da leitura no Brasil, do Encontrão do curso "A arte de contar histórias" e formação na UnB...ufa!!
Para mim foi muito significativo o encontro com os escritores, pois é muito bom voltar à infância por meio da contação de histórias. Não conhecia quase nada da produção do Jonas Ribeiro e nesse dia, além de conhecê-lo um pouco mais, me diverti, aprendi e me emocionei com suas histórias, uma pessoa apaixonante, assim o considero. Já era minha conhecida a produção artística do André Neves, os traços, a sensibilidade e a poesia dos seus textos são freqüentes em minha casa e nos nossos corações.
Acredito que o encontro com escritores de literatura infantil, propicia um redimensionamento do olhar do professor de séries finais. É tão gostoso ouvir histórias, todos nós gostamos de uma história bem contada, você acha que o seu aluno não gostaria de ouvir? Talvez você nunca tenha propiciado tal momento em sua classe. Ler por ler, leitura por fruição sem cobrança, sem comentários. Experimente entrar na sua sala de aula e após a saudação ler algo especial para os seus alunos, em seguida prossiga o seu planejamento normalmente. Procure fazer esse exercício por um período e registre a evolução dos alunos/ouvintes, você identificará mudanças. Surpreenda seus alunos, como disse Jonas Ribeiro em uma outra ocasião, experimente levar uma caixa bonita para a sala de aula e deixá-la fechada...os alunos ficarão loucos de tanta curiosidade, nós também somos assim quando somos alunos, observe-se como aluno e veja que temos o mesmo perfil. Portanto, pense o que te atrai numa aula, como é um bom professor, o que te faz querer participar de determinada aula e quantas perguntas puder, talvez assim, nesse momento aluno/professor encontremos a resposta ou o caminho para tocar de modo significativo o nosso aluno.
Tive a oportunidade de participar do Seminário Nacional: Retratos da Leitura no Brasil, fan-tás-ti-co! fiquei surpresa com o universo pesquisado e também com os números obtidos. Foi um tanto paradoxal, um misto de alegria e tristeza, constatar que a leitura está no ambiente escolar( um número significativo de leitores está veiculado a fase escolar), alegria por saber que a escola ainda cumpre o seu papel e triste por saber a quantas anda as nossas escolas, os profissionais da educação e a própria educação. Foi muito bom constatar que as crianças entre 11 e 13 anos lêem 8,6 livros por ano, que as mães são indicadas como grandes incentivadoras desse hábito, ficando à frente dos professores e, ainda que as mulheres são as maiores leitoras do Brasil e da América Latina. Passamos um dia inteiro nos apropriando dos números e discutindo as possíveis interferências a partir deles. Muitos foram os caminhos sugeridos, o mais recorrente, sem dúvida, foi em relação à escola que, como identificado na pesquisa, é locus privilegiado de leitura. É interessante buscar mais informações no site http://www.prolivro.org.br/, pois nós, professores, somos parte integrante e contribuinte dessa realidade leitora/ não leitora.
Finalizando a semana, formação na UnB. O primeiro momento( manhã) do nosso encontro foi com a professora Ana Dilma, com excelentes contribuições acerca da lingüística e, principalmente a sóciolingüística. A aula foi expositiva, dinâmica, recheada de exemplos contextualizados, enfim, muito esclarecedora. Igualmente enriquecedor foi o encontro com a professora Rita no período da tarde, que concluiu o fascículo 2. A professora conduziu sua aula baseando-se no material do Prof. Marcuschi, o que nos propiciou um aprofundamento significativo acerca dos gêneros textuais o que, certamente, refletirá em nossa prática com os cursistas. A semana foi repleta de bons eventos e me exigiu bastante, felizmente hoje é sábado!!! vou concluir uma atividade escolar (sou aluna... deixei para o último momento) e descansar um pouco. Boa semana a todos!!!